Hallel

HALLEL COLÉGIO

Oração, Unidade, Obediência são palavras chaves no Hallel. Este é o ensinamento que aprendemos na capacitação para realizar o Hallel Colégio, e é este o exemplo que recebemos da Casa Mãe em Franca.

Não somos nós quem planeja o Hallel, mas é o Senhor, quem, de antemão, em sua infinita Misericórdia, nos convida, nos prepara e realiza em nós a Obra por Ele começada.

Deus nos pede o que devemos fazer; o Hallel nos pede o que podemos realizar, através dos acontecimentos, das pessoas, sobretudo da Igreja. O Hallel já está preparado no Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria. Resta-nos orar, obedecer e promover a unidade para escutar, realizar e testemunhar.

O Hallel Colégio, no Colégio Viktor Frankl em Ribeirão Preto – São Paulo, começou em 2008 por um “empurrão” da fundadora do Hallel, Maria Theodora, a Tia Lolita, e pela permissão confiante do nosso querido arcebispo D. Joviano.

A equipe já estava formada no coração de Jesus e foi sendo revelada conforme a necessidade: professores, auxiliares de educação, pais, familiares, pessoas de várias comunidades e paróquias, alunos... A Divina Providência sempre chega na hora certa! As bandas participantes sempre superaram nossas expectativas!

Assim, realizamos o I Hallel Colégio em 2008 com o tema: CORAÇÃO MISERICORDIOSO DE JESUS, SENTIDO DA VIDA; em 2009 o II Hallel Colégio com o tema: JESUS, FONTE DE VIDA E ALEGRIA; em 2010, o III Hallel Colégio com o tema: EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.

Em 2011 já estávamos nos sentindo mais seguros e a organização já estava bem melhor. Mas os planos do Senhor eram muito, mas muito melhores; algo que humanamente nem poderíamos imaginar! Por uma situação do conflito de datas, em obediência serena e com convicção no discernimento em unidade, com a presença do sacerdote, entendemos que a vontade de Deus era o cancelamento do Hallel da forma como planejamos. Na reunião na qual esta decisão foi tomada, refletimos sobre o grão que morre para ser germinado. E assim foi feito.

Em verdade, Jesus queria nos presentear com outro formato de Hallel Colégio. Pouco mais de um mês após este ato de renúncia por obediência, na oração e na unidade, recebemos o convite para acolher a Cruz e o Ícone de Maria da Jornada Mundial da Juventude em nossa escola, uma semana antes da data inicialmente prevista para o Hallel. E a Cruz e o Ícone, que iriam ficar duas horas no colégio, ficaram oito horas, o dia inteiro de aula, contemplando os períodos da manhã e da tarde. Em poucos dias foi organizado o programa, melhor dizendo, foi executado o plano que, de antemão, Deus já tinha preparado para nós realizarmos. Tivemos Missa, a presença de quatro bandas, pregações, testemunhos, presença de vários sacerdotes e seminaristas... Mas o mais importante: a participação maciça de alunos, da equipe de trabalho e professores, primeiro público alvo do Hallel Colégio. Nos outros Halléis, sendo Domingo, a participação de pessoas da comunidade era maior que a de pessoas ligadas diretamente ao colégio.

Percebemos esta nova direção do Senhor e este ano, o V Hallel Colégio com o tema: VINDE PARA A FESTA, será numa quinta-feira, dia letivo, véspera do dia de Nossa Senhora Aparecida, para promover uma maior participação da comunidade educativa.

O Hallel é cântico de louvor a Deus! Quando louvamos ao Senhor, sobretudo cantando, declaramos nosso amor ao Deus da vida que colocou em nossos corações o ritmo musical da vida, acompanhado do pulsar de nosso coração, que louva e ama a Deus através de todo nosso ser. Através dos louvores, da alegria e da confiança que brotam do coração, da alma, da mente e dos lábios do ser humano, acontece o que chamamos de “diálogo amoroso entre Criador e criatura”. Diálogo amoroso que se realiza na oração, no silêncio e na palavra, no silêncio de escuta e contemplação e na Palavra de anúncio de esperança e salvação em Jesus Cristo.

O Hallel é esta oportunidade que a Igreja nos oferece e que as escolas católicas podem e devem também oferecer a toda comunidade educativa. Com Maria, Nossa Senhora, em Maria e por Maria, em unidade, na obediência e com oração, que possamos perceber e responder à urgência da missão de evangelizar por meio da Educação, a fim de que todos sejam formados integralmente: física, intelectual, e espiritualmente.

Equipe do Hallel Colégio

Colégio Viktor Frankl - © Todos os direitos reservados