Histórico

Nós temos o privilégio e a responsabilidade de participarmos da primeira escola fundamentada, desde seu início, no pensamento de Viktor Frankl, o colégio Viktor Frankl em Ribeirão Preto – SP.

Frankl nos ensina que não somos nós que pedimos ou exigimos da vida o que queremos, mas antes, DEVEMOS À VIDA RESPONDER. Esse autor falou: “A pergunta não poderia ser mais: o que eu ainda devo esperar da vida – mas deveria ser: o que a vida espera de mim?” Que tarefa a vida espera de mim? Nós não devemos perguntar pelo sentido da vida – a vida é que nos coloca questões, que nos dirige perguntas – nós somos os interrogados e devemos dar constantemente resposta à questão da vida. Todo nosso ser é uma resposta – uma responsabilidade da vida! E quando damos nossa resposta, e estamos no caminho certo, a vida ajuda!

6

Uma angústia existencial de uma mãe foi o início desta obra. Nessa época, meu filho mais velho estava na creche Carochinha, da USP – Ribeirão Preto, onde trabalhava e cursava o doutorado. Porém, não consegui vaga para minha filha, então com seis meses de idade. Isto me angustiava, pois não estava satisfeita, estando os irmãos em locais diferentes. A pergunta existencial que a vida me fez foi clara: Pediatras bons em Ribeirão tem muitos, mãe da sua filha somente você. O que você vai fazer??? Estava começando a formação em Logoteoria pela SOBRAL (Sociedade Brasileira de Logoterapia) e tinha feito um curso para créditos, na USP, sobre a educação pré-escolar. Nunca tive sonho de montar uma escola, mas sempre gostei de educação, tanto que me preparava para ser docente universitária. Mas um sentido novo despontava em minha vida, com uma força de atração irresistível: fazer uma escola para meus filhos e filhos de meus amigos, com a fundamentação em Logoterapia e com os princípios católicos.

Já estava estudando a Logoterapia de Viktor Frankl desde a gravidez da Mariana, nossa segunda filha, e estava cada vez mais entusiasmada pelo seu pensamento. Finalmente a “mãe” não era culpada de todos os traumas e comportamentos inadequados dos filhos – como dizia a Psicanálise -, pois não somos determinados nem geneticamente nem psicologicamente nem sociologicamente como tão bem elucida Viktor Frankl. Somos pessoas livres com capacidade de escolhas responsáveis; apesar das adversidades sofridas, e por elas, podemos aprender e nos transformar em pessoas melhores. ALogoterapia trazia uma esperança enorme na educação dos meus filhos, mas não só deles, na educação como um todo!

Bem, estava decidido: fundaríamos uma escola com o embasamento na Logoterapia. Mas como, sem capital financeiro? Eu gosto de educação, mas não entendia – e até hoje não entendo muito – de administração. Mas Viktor Frankl nos diz que quando estamos no caminho certo a vida ajuda. E ajuda mesmo. São inúmeras as contribuições que recebemos e continuamos a receber. Só um exemplo: o prédio onde funcionamos foi construído especialmente para nós alugarmos, por um casal, pais de alunos, nossos grandes amigos a quem agradecemos continuadamente. Nossa parceria com as famílias é um ponto forte do projeto de formação de uma verdadeira COMUNIDADE EDUCATIVA.

Bem, o sonho estava caminhando, mas e o dia a dia? A Logoterapia, quase não era conhecida no Brasil. Eu me sinto privilegiada de ter tido acesso a este conhecimento. Como transformar a teoria em prática? Escolhemos um caminho: trabalhar na formação da equipe de trabalho!!! Nesse caminhar, várias pessoas também se sentiram atraídas pela proposta e foram agregando ideias, vontade, trabalho. Cada um da escola, tanto pais como membros da equipe tem uma história para contar do seu chamado; uns mais claros, outros nem tanto, mas todos têm uma história, um chamado. E eu sou agradecida por todos que já passaram, pelos que estão e por aqueles que estarão conosco nesta obra.

O Ensino Fundamental foi instalado no ano de 2000, por solicitação e com o apoio dos pais. Em 2001 mudamos para o prédio atual na Avenida do Café; em 2004 iniciamos o Ensino Fundamental II, com ampliação da área total da escola. Em 2007 iniciamos o Ensino Médio e em 2008 inauguramos a nova área da Educação Infantil. O investimento na estrutura física, mas, sobretudo, na formação da equipe de trabalho é contínua.

Sabemos que carregamos um tesouro: o legado de Viktor Frankl sobre o sentido da vida! Queremos dividir esse tesouro com todos aqueles que buscam encontrar e realizar o sentido de suas vidas; queremos oferecer esse tesouro a todos os estudantes para que descubram e realizem seu projeto pessoal de vida e assim, sejam felizes e colaborem para a felicidade da comunidade da qual participam.

E a formação? Começamos com um “treinamento” de uma semana, 30 horas, falando da proposta educativa e de conceitos fundamentais de Logoterapia, para que houvesse uma escolha recíproca de quem fosse trabalhar na escola. Isso é feito até hoje, em janeiro e julho. Também começamos com grupos de estudo sobre Logoterapia, lendo o livro “Em busca de sentido”, de Frankl. A primeira vez levou cinco anos para acabar de ler o livro. Atualmente, no grupo de estagiários, em um ano o livro é lido. Além disso, há também o estudo de Victor Garcia-Hoz, pedagogo espanhol que utiliza a antropologia frankliana e que fundamenta a linha pedagógica da escola, e de Daniele Bruzzone, filósofo italiano.