2º COMUNICADO PANDEMIA COVID-19

16/03/2020

2º COMUNICADO PANDEMIA COVID-19

Diante do desafio atual causado pela pandemia do novo Coronavírus vários cientistas se reuniram e, baseado em dados reais, orientaram medidas não farmacológicas que se mostraram eficazes em outros países.

A questão central não é tanto a taxa de mortalidade da Covid-19, mas a velocidade com que a virose gera pacientes graves levando os sistemas de saúde a receber uma demanda muito acima de sua capacidade de atendê-la adequadamente. O novo Coronavírus possui capacidade de multiplicar o total de casos por 10x a cada 7,2 dias – em média.

Assim, o cenário e riscos atuais exigem mudanças em nossas atitudes e ações, respostas rápidas, coordenadas e responsáveis, por meio de processos que promovam cooperação mútua. Intervenções não medicamentosas (lavar as mãos, trabalho remoto, restrições a aglomerações, distanciamento social), antes do crescimento exponencial, conseguiram manter uma curva de crescimento da pandemia mais achatada, sem saturar o sistema hospitalar.

Este gráfico mostra como as medidas propostas podem “achatar” a curva da epidemia, permitindo um melhor atendimento pela rede de saúde pública e privada. Nossa cidade de Ribeirão Preto está, até a data atual, na fase inicial, sem transmissão comunitária. Por isso, as medidas de contenção podem ter sucesso.

Nós, do Colégio Viktor Frankl, em acordo com as orientações da Secretaria da Educação de São Paulo e várias instituições oficiais de ensino, informamos:

1.    Na segunda-feira (16), realizaremos atividades de orientação para alunos e responsáveis, permanecendo à disposição para esclarecimentos. Neste dia, realizaremos atividades de acolhimento e conscientização aos professores, equipe de trabalho e estudantes.

2.    As faltas de alunos serão abonadas já a partir do dia 16. Ou seja, as famílias que conseguirem se organizar, poderão deixar de levar as crianças e jovens nas escolas, o que é aconselhado. Tendo em vista que idosos (acima de 60 anos) constituem grupo de risco em caso de contágio com o coronavírus, de acordo com o Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, as crianças e jovens não devem ser deixadas aos cuidados de idosos, como avós, por exemplo.

3.    Nesta semana, até o dia 20, sexta-feira, os professores continuarão mantendo sua jornada de trabalho.

4.    A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. A suspensão das atividades de todas as escolas estará em vigor até nova determinação.

5.    Neste período, poderão ser ofertadas atividades pedagógicas a distância, em diversas modalidades. Nosso colégio está organizando a melhor forma para isso.

6.    O Conselho Estadual de Educação irá emitir normas adicionais para o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo na próxima quarta-feira, dia 18.

Viktor Frankl nos ensina a acreditar no potencial humano que sempre permite transformar o sofrimento numa conquista e numa realização humana. E nós acreditamos!!!

Que os pais enxerguem as necessidades de seus filhos, e os filhos enxerguem os pais com outros olhos e passem tempo de qualidade juntos! Que voltemos a ter tempo para o essencial e que sempre deixávamos para depois; que o “distanciamento social” nos leve a uma aproximação pessoal. Que aprendamos a ter fé e depender de Deus; ter coragem para ajudar quem precisa; respeitar e obedecer às orientações dos órgãos competentes; ter unidade de oração com as pessoas de outros países e profissionais da área de saúde.

Que juntos, com ação pessoal e coletiva, e sobretudo com a graça de Deus, possamos vencer mais esse desafio.

Estamos à disposição para esclarecimentos.

Ribeirão Preto, 16 de março de 2020.

Diretoria Colégio Viktor Frankl