Assentamento Mário Lago (Ensino Médio)

27/05/2013
Sem comentários

No dia 24 de maio de 2013, os alunos do ensino médio do colégio Viktor Frankl visitaram o assentamento Mário Lago, acompanhados dos professores Adi Mellin Ferreira, de geografia e José Haroldo Fazzio, de informática.

Em um primeiro momento o grupo se reuniu com o assentado Vandei, que fez uma explanação sobre o histórico de ocupação da antiga fazenda da Barra, sobre as reintegrações de posse e, finalmente, sobre o momento em que o ex-presidente Lula assinou a desapropriação para fins de reforma agrária (24 de dezembro de 2005).

O assentado Vandei também deixou clara a preocupação ambiental das famílias, que preservam 35% da área total, praticam a agricultura orgânica e unem reflorestamento com agricultura (sistema agroflorestal).

Algumas universidades mantêm contato permanente com os assentados do Mário Lago: UFSCar, Esalq,, Unesp etc.

Os assentados são estimulados aos estudos, inclusive ao ingresso às universidades.

Dentro das universidades parceiras é adotada a pedagogia da alternância: os alunos estudam alguns meses de forma concentrada e voltam à terra parte do ano

As crianças e os jovens estudam em escolas da cidade e o transporte fica por conta da prefeitura municipal. Há um projeto de construção de uma escola dentro do assentamento, com a utilização de uma pedagogia mais voltada ao homem do campo.

A troca de experiências foi muito proveitosa. Os alunos elaboraram perguntas antes da visita e elas foram respondidas a contento.

Outro aspecto bastante relevante foi o contato com o modo de vida rural, visto que os alunos têm pouca ou nenhuma experiência sobre o tema.

A visita também foi esclarecedora àqueles alunos que pensam em cursar Agronomia, Geografia, Biologia e outras áreas que têm foco no campo.