Projetos - Institucionais

Institucionais

• Educação Permanente Para que a equipe de trabalho tenha consciência da missão a qual somos chamados a realizar, seja comprometida e capacitada para tal, são realizadas Oficinas Pedagógicas e duas Semanas de Aperfeiçoamento por ano, além de Supervisões em grupo e individuais e Grupos de Estudo Semanais, buscando a unidade e a coerência entre a proposta e a ação. Também é oferecida a pós-graduação Lato Sensu em Logoterapia aplicada à Educação, em parceria com o Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl.

• Integração com a Família e a comunidade São realizadas reuniões de Pais e Mestres, da Comissão de Pais; Campanhas de arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis para serem distribuídos à Comunidade; e eventos de lazer e cultura, abertos à comunidade, como a Festa Junina, o Hallel Colégio e a Mostra do Conhecimento. Essa integração é fundamental para que nosso objetivo seja alcançado: - educar nossos filhos para ser o que podem, e devem vir a ser, o que compartilhamos com os pais e buscamos para a nossa Comunidade Educativa.

• Escola Solidária Despertar a alegria de servir na gratuidade tem sido nosso objetivo que tem se concretizado com as campanhas de arrecadação na escola e entregues em várias instituições com o objetivo de: "ajudar as pessoas levando alegria, felicidade e carinho; tentar amenizar as necessidades aprendendo a compartilhar; crescer e amadurecer como pessoas", segundo os protagonistas. Além disso, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ministram aulas de informática para idosos da comunidade de forma gratuita.

• Sim à vida – prevenção do uso de drogas Viktor Frankl disse: “Consideremos a sociedade atual: ela gratifica e satisfaz virtualmente qualquer necessidade, com exceção de uma só, da necessidade de um sentido da vida”. A não satisfação da vontade de sentido gera o vazio existencial, a patologia do nosso tempo, com os sintomas da depressão, agressão, dependência química e inflação da sexualidade, segundo Frankl. O Colégio Viktor Frankl, escola pioneira em assumir em seu projeto pedagógico a antropologia frankliana, realiza o Projeto Sim à vida para desenvolver, em toda comunidade educativa – alunos, pais, professores e auxiliares, uma cultura da vida, em favor da vida, que combata o que pode representar risco à integridade e plenitude da vida, e, neste projeto especificamente o uso de drogas. O objetivo geral do projeto é valorizar a vida, através de um trabalho preventivo que preserve o adolescente livre da dependência química, com capacidade de fazer escolhas firmes, livres, conscientes e responsáveis.

• Ana e Joaquim – encontro intergeracional É uma realidade atual o aumento da longevidade e ao mesmo tempo, uma diminuição do número de membros da família, aumentando-se a necessidade de cuidados e diminuindo a disponibilidade de cuidadores. Respondendo a essa situação atual, realizamos o Projeto Ana e Joaquim que promove a reciprocidade entre os mais jovens e os mais velhos, entre os netos e os avós, de tal forma que possa haver uma troca de experiências e um crescimento mútuo. Também, pensando na adolescência de hoje, carente de sentido, de tarefas, de responsabilidade, e da necessidade de oferecer-lhes oportunidades de participação significativa, desenvolvendo habilidades, propomos o ensino de informática aplicada de acordo com os interesses dos idosos, pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª série) do Colégio Viktor Frankl.

Colégio Viktor Frankl - © Todos os direitos reservados